Muito disto vem, como antes comentado, do estranhamento que o modo de contar histórias japonês causa. Há padrões, tipos de personagens, misencenes que não encontram paralelo no Ocidente. Isto me incomodava demais.
No entanto, após as minhas férias ao Japão (também já mencionadas), comecei a vê-los com olhos mais afetuosos.
Passei por Death Note, Attack on Titans, Durarara e outros, com boas experiências, mas nada que me deixasse uma impressão duradoura.
Até ver Steins;Gate.
No começo, peguei para ver apenas por ser uma Ficção Científica, que sempre me relaxa :D
O começo é estranho, confuso. Os personagens são inexplicavelmente japoneses demais, agitados demais, cheio de idiossincrasias demais... até que fui entendendo as escolhas narrativas, o que cada um representava na história... e me apaixonei.
É um anime extremamente sensível e complexo, dançando entre uma hard scifi e uma história de amor, ou várias.
Quem tiver paciência de ver até o fim, poderá ser recompensado com algo único :)
STEINS;GATE (versão em japonês com legendas em português - 24 capítulos)
https://drive.google.com/open?id=17a6aT-QJJmA5nmFO_HguJDErmOhVenIJ
A história de Steins;Gate acontece em Akihabara e é sobre um grupo de amigos que customizaram seu microondas em um dispositivo que pode mandar mensagens para o passado. Como eles fazem diversos experimentos, uma organização chamada SERN, que vem fazendo suas próprias pesquisas sobre viagem no tempo descobre esse grupo e agora os personagens tem de encontrar uma maneira para evitar ser capturado por eles. Steins;Gate tem sido elogiado por seu enredo e as vozes dos atores. Uma adaptação para mangá foi feita por Sarachi Yomi e começou a ser distribuída pela revista Monthly Comic Alive em 26 de setembro de 2009. Uma segunda série de mangás foi feita por Kenji Mizuta e distribuida pela revista Monthly Comic Blade em 28 de dezembro de 2009. Uma versão em anime foi ao ar no Japão entre 6 de abril de 2011 e 14 de setembro de 2011, com intenção de ser levada para o cinema. Uma sequência do jogo chamada Steins;Gate: Hiyoku Renri no Darling foi lançada em 16 de junho de 2011. A segunda sequência do jogo chamada Steins;Gate 8bit foi lançada em 28 de Novembro de 2011.[2]
A história de Steins;Gate começa em 28 de julho de 2010, em Akihabara, com Rintarō Okabe e Mayuri Shiina indo para o prédio da Rádio Kaikan. Dentro do prédio, Okabe encontra o corpo de Kurisu Makise em cima de uma poça de sangue em uma sala. Ele deixa o prédio com a Mayuri em pânico e envia uma mensagem para Itaru Hashida sobre o acidente quando todas as pessoas em sua volta somem rapidamente. Elas aparecem momentos depois mas ninguém em sua volta teve a mesma experiência.
Sem saber o que acontecia, Okabe foi estudar esse fenômeno de enviar a mensagem para o microondas e descobriu que assim as mensagens eram enviadas para o passado, podendo alterar o futuro. E ele e seus amigos começam a explorar essa descoberta até que a organização chamada SERN descobre sobre eles e tenta persegui-los. A partir deste ponto Okabe e seus amigos tentam escapar do futuro que as diversas linhas de mundo que eles visitaram os ofereceria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário